
PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Registro: 2011.0000015649

ACÓRDÃO

Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 9132240-

82.2009.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é apelante LILIAN 

ALESSANDRA CHRISOFOLETTI sendo apelados RAIMUNDO RODRIGUES 

PEREIRA, ANTONIO CARLOS DE QUEIROZ (E OUTROS(AS)), EDITORA 

CONFIANÇA LTDA e DEMETRIO CARTA.

ACORDAM, em 9ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de 

São Paulo, proferir a seguinte decisão: "NEGARAM PROVIMENTO AO RECURSO, 

V.U.", de conformidade com o voto do Relator, que integra este acórdão.

O julgamento teve a participação dos Exmos. Desembargadores GRAVA 

BRAZIL (Presidente) e JOSÉ LUIZ GAVIÃO DE ALMEIDA.

São Paulo, 22 de fevereiro de 2011

João Carlos Garcia

RELATOR

Assinatura Eletrônica 



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

VOTO

Responsabilidade civil  Jornalista que foi alvo de críticas 
em reportagens e artigos publicados em revista semanal e 
em blog do diretor de redação deste periódico  Alegação de 
ofensa à honra - Pretensão ao recebimento de indenização 
por danos imateriais  Sentença de improcedência  
Apelação  Críticas que não se dirigiram à pessoa da 
autora, mas à forma como a reportagem foi conduzida  
Ausência de animus injuriandi - Abuso no exercício da 
liberdade de manifestação do pensamento não configurado - 
Recurso não provido.

1. LILIAN ALESSANDRA CHRISTOFOLETTI ajuizou ação 

de conhecimento em face de CARTA EDITORIAL LTDA., DEMÉTRIO CARTA, 

ANTONIO CARLOS QUEIROZ e RAIMUNDO RODRIGUES PEREIRA para 

pleitear a condenação dos réus a (I) pagar indenização pelos danos imateriais 

decorrentes de abuso no exercício da liberdade de expressão e manifestação do 

pensamento e (II) publicar a sentença condenatória, às suas expensas, em jornal de 

grande circulação no país, inclusive na revista “Carta Capital”, nos termos do art. 75 da 

Lei nº. 5.250/67 (fls. 02/43).

Vieram contestações de (fls. 222/234, 299/330 e 393/410), 

réplicas a (fls. 432/440) e transação das partes, homologada judicialmente, para excluir 

do processo a CARTA EDITORIAL LTDA., substituindo-a pela. EDITORA 

CONFIANÇA LTDA., litisdenunciada pela excluída, pelo fato dela, substituta, haver 

adquirido da outra, substituída, a cessão dos direitos de uso do nome e da marca “Carta 

Capital”, com obrigação contratual de responder por processos movidos contra a 

cedente (fls. 393 e 419/420 e 452/453).

Sobreveio sentença que julgou improcedente a ação. Sucumbente, 

a autora foi condenada a arcar com despesas processuais e honorários de advogado 

arbitrados em R$ 1.000,00 para cada réu, corrigidos monetariamente desde a data do 

ajuizamento e acrescidos de juros de mora de 1% a partir da intimação (fls. 456/463).



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

Rejeitados os embargos de declaração (fls. 480/485),  a autora 

apelou. Sustenta que, na condição de renomada jornalista da “Folha de São Paulo”, 

cobriu alguns episódios das eleições de 2006, polarizadas entre o Partido dos 

Trabalhadores (PT) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB); tais eleições 

ficaram marcadas pela tentativa de compra, por afiliados do PT, de um dossiê contra os 

candidatos tucanos José Serra e Geraldo Alckmin, adversários do partido nos pleitos 

estadual e federal; presos pela Polícia Federal (PF) com mais de um milhão de reais para 

a compra do dossiê, os petistas foram taxados de “aloprados” pelo então Presidente da 

República e candidato do PT à reeleição, Luís Inácio Lula da Silva; em razão de sua 

gravidade, o incidente foi amplamente divulgado pela imprensa, a princípio sem 

imagens do dinheiro apreendido; em 29.09.2006, o delegado da PF Edmilson Pereira 

Bruno entregou cópias de fotografias das cédulas apreendidas a Lilian Christofoletti e a 

outros três jornalistas, requerendo-lhes expressamente que preservassem o sigilo da 

fonte; em 30.09.2006, Lilian Chistofoletti publicou matéria na “Folha de São Paulo” 

narrando a história que lhe havia sido contada pelo delegado, resguardando o sigilo da 

fonte; a reportagem, intitulada “Imagens foram passadas em sigilo à imprensa”, não teve 

cunho político nem refletiu interesse pessoal da jornalista no favorecimento deste ou 

daquele candidato à presidência (fls. 46/47); não obstante, na edição nº. 414 da revista 

“Carta Capital”, então editada pela “Carta Editorial Ltda.”, o jornalista Raimundo 

Rodrigues Pereira publicou matéria na qual sugeriu, de modo inverídico, que Lilian 

Chistofoletti teria participado de uma estratégia armada pelo delegado Edmilson Pereira 

Bruno para levar as eleições presidenciais para o 2º turno (fl. 48); em 13.10.2006, o 

diretor de redação da “Carta Capital” Demétrio Carta (conhecido por “Mino Carta”), 

publicou em seu blog um artigo intitulado “O fato e a foto do dinheiro”, no qual chamou 

de “perdigueiros da informação” os repórteres que receberam as famigeradas fotografias 

(fl. 47B); Demétrio Carta sugeriu que a fantasiosa estratégia teria sido discutida entre o 

delegado e os repórteres presentes, o que não ocorreu; não satisfeito com a repercussão 

negativa que os textos causaram à jornalista, em 16.10.2006 Demétrio Carta publicou 

em seu blog um segundo artigo, “Assalto à verdade factual”, no qual ofendeu 

grosseiramente a jornalista da “Folha” ao afirmar que ela (a) assaltou ou ajudou a 

assaltar a verdade factual; (b) submeteu-se à vontade do patrão com a mesura do 



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

sabujo/jagunço/escravo e (c) traiu os ideais e responsabilidades do jornalismo (fl. 49); a 

manchete de capa da edição nº. 415 da “Carta Capital” anunciou “A trama que levou ao 

segundo turno” e apontou para a “ocultação de informações cruciais na cobertura do 

escândalo do dossiê” (fl. 50); no corpo da reportagem, em que Raimundo Rodrigues 

Pereira acusou a mídia de contribuir para levar a disputa ao segundo turno, os nomes de 

Lilian Christofoletti e do veículo para o qual trabalha foram expressamente citados em 

conexão com a tese da “conspiração” (fls. 51/56); na edição nº. 416 da “Carta Capital”, 

com a manchete “Contribuições ao dossiê da mídia”, o nome de Lilian Christofoletti foi 

novamente citado em conexão com a avaliação dos jornalistas Raimundo Rodrigues 

Pereira e Antonio Carlos Queiroz de que o projeto do delegado “estava explícito para 

qualquer jornalista medianamente inteligente, preocupado em não se deixar levar pelo 

faccioso movimento antipetista em curso” (fls. 57/60); na edição extra nº. 416-A da 

“Carta Capital”, Raimundo Rodrigues Pereira e Antonio Carlos Queiroz afirmaram que 

a prisão dos “aloprados” “deveu-se a um interesse jornalístico malsão: de ter um crime 

escandaloso para escrachar em manchetes e popularizar, no mau sentido, a história” e 

acrescentaram que, no caso, “o mau jornalismo foi agravado pela disposição evidente do 

grande patronato do jornalismo de impor o objetivo conservador de criminalizar o 

Partido dos Trabalhadores” (fl. 66); as acusações foram reiteradas na matéria seguinte 

da mesma edição (fls. 68/70); após a reeleição de Lula, na edição nº. 417 da “Carta 

Capital”, a “trama da mídia” foi repetida com alusão às “bruxarias praticadas pela mídia 

negativa”  (fls. 74/78); indignada com o fato de ter tido sua reputação jogada na lama, 

Lilian Christofoletti intentou esta demanda; a sentença que rejeitou as pretensões 

expostas na inicial deve ser reformada para que a ação seja julgada procedente; não se 

sustenta o entendimento esposado pela juíza de primeiro grau de que não teria havido 

agressões pessoais ou críticas ofensivas diretas contra a autora; o que se dirigiu a Lilian 

Christofoletti não foram críticas, e sim a “acusação de integrar uma operação ilícita, 

associada à pecha de desonesta ou incompetente” (fl. 498);  os réus não se dedicaram a 

narrar a história tal como relatada em coletiva aberta à imprensa e a discutir o acerto ou 

não de se resguardar o sigilo de fonte: preferiram acusar a autora de participar em um 

complô contra o PT, acusando-a de submissão a interesses econômicos e político 

partidários antipetistas; para convencer seus leitores de sua opinião, os réus promoveram 



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

indisfarçável campanha difamatória, que se estendeu por quatro edições da revista 

“Carta Capital” e pelo blog de seu editor-responsável; tal campanha foi apelidada 

“dossiê da mídia” em contraposição ao “dossiê dos aloprados”; o “dossiê da mídia” teria 

por base justamente a divulgação das fotografias recebidas pela autora e outros três 

jornalistas, todos eles citados nominalmente; os textos da “Carta Capital” insinuam que 

Lilian Christofoletti teria tido papel de destaque no esquema da “mídia conservadora”; 

Demétrio Carta adjetivou pejorativamente a conduta de determinado grupo  os 

“jornalistas verde-amarelos”  para em seguida incluir a autora em tal grupo, o que é 

rigorosamente idêntico a taxá-la diretamente dos mesmos adjetivos; os ataques contra a 

autora foram diretos, reiterados e repetitivos; é patente o abuso ao direito de crítica 

cometido pelos réus; os réus não criticaram a reportagem publicada por Lilian 

Christofoletti na “Folha”: antes, atacaram a própria autora, acusando-a de sabuja, 

jagunça, escrava, ignorante e integrante de facção eleitoral; essas acusações 

caracterizam ato ilícito; a conduta dos réus extrapolou os limites da razoabilidade (fls. 

490/503). 

Recurso processado com contrarrazões (fls.508/513 e 516/521).

É o relatório.

2. Sentença escorreita; apelo inconvincente

O caso tem por pano de fundo episódio ocorrido em 15.09.2006, 

que incendiou o noticiário político nas vésperas das eleições para os governos federal e 

estadual e ocupou as manchetes da imprensa nos meses subseqüentes. Na ocasião, a PF 

apreendeu R$ 1,7 milhão no Hotel Íbis Congonhas, dinheiro que seria entregue por 

Gedimar Pereira Passos e Valdebran Padilha da Silva (PT-MT) a um emissário do 

empresário Luiz Antonio Vedoin, chefe da “máfia dos sanguessugas” e sócio da 

Planam.

O emissário, Paulo Roberto Dacol Trevisan, fora encarregado por 

Vedoin da entrega de DVD e fotos por meio dos quais se pretendia acusar os candidatos 



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

tucanos de envolvimento com a “máfia das ambulâncias”. Apesar da enorme 

repercussão da notícia na reta final das eleições, a imprensa só teve acesso às imagens 

do dinheiro apreendido em 29.09.2006, duas semanas depois da prisão dos principais 

envolvidos.

Lilian Christofolelli, autora desta ação, foi um dos poucos 

jornalistas que teve acesso de primeira mão às 23 fotografias dos dólares e reais 

apreendidos com o ex-policial e o petista.

Na edição da folha de 30.09.2006, Lilian publicou reportagem 

intitulada “Imagens foram repassadas em sigilo à imprensa”. Nesse texto, a jornalista 

afirmou que o CD com as imagens coloridas fora repassado em sigilo, “por uma 

autoridade ligada ao caso”, para a reportagem da “Folha” e para outros jornalistas (fl. 

46).

Mais adiante, a repórter fez alusão a uma assertiva do delegado 

Edmilson Pereira Bruno, autoridade responsável pelas prisões, que concedeu entrevista 

à imprensa em 29.09.2006. Essa passagem do texto viria a desencadear uma série de 

críticas e comentários na mídia escrita nos dias que se seguiram, inclusive as matérias 

que a autora alega terem sido publicadas com o intuito de manchar-lhe a reputação 

profissional. O parágrafo que provocou a polêmica foi assim redigido: 

“O delegado Bruno disse ontem em coletiva à imprensa que o CD com as 

fotos havia sido furtado de sua sala na PF  e que ele estava sendo 

injustamente acusado de ter repassado o material a jornalistas.” (fl. 47). 

A passagem citada suscitou a ira de outros profissionais do ramo 

de comunicação (e de parte do público leitor) por constituir amostra representativa do 

modo como os jornalistas que tiveram acesso às imagens deram cobertura ao episódio. 

De modo geral, a cobertura das eleições de 2006 pecou pela falta de um trabalho sólido 

de investigação jornalística paralelo às investigações oficiais, o que fez com que a 

imprensa se prestasse a operações de manipulação política. 



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

No caso específico da reportagem da “Folha”, o jornal endossou a 

história (inventada pelo delegado) de que o CD tinha sido furtado sem desmentir o fato 

de maneira inequívoca. Ao chegar ao fim da reportagem, o leitor não tem condições de 

dizer se as imagens foram mesmo subtraídas ilicitamente ou se essa foi apenas a versão 

apresentada por um dos protagonistas do caso. É indiscutível que a informação prestada 

era relevante e tinha de ser revelada sem divulgação da fonte, mas isso poderia ter sido 

feito sem conferir ar de autenticidade à farsa do delegado. 

Foi exatamente esse ponto o alvo das críticas publicadas 

Demétrio Carta em seu blog e por Antonio Carlos Queiroz e Raimundo Rodrigues 

Pereira na revista “Carta Capital”. As palavras de censura dirigiram-se à forma como os 

trabalhos foram conduzidos, e não diretamente à pessoa que os conduziu. Se a mesma 

reportagem da “Folha” tivesse sido feita por outra jornalista que não Lilian 

Christofoletti, o teor das condenações não se alteraria, pois a autoria era um elemento 

circunstancial, e não determinante. Trata-se de indício robusto de que os réus não 

agiram com o intuito de injuriar ou ofender pessoalmente a autora. 

A falha na reportagem da “Folha” de 30.09.2006 foi 

expressamente reconhecida pelo ombudsman do jornal em artigo intitulado “Nervos à 

flor da pele” (que também reservou palavras acerbas à “Carta Capital, fls. 423/46). Ao 

fazer um balanço da atuação do jornal, Octávio Frias de Oliveira asseverou que a Folha 

“podia ter publicado as fotos com a informação de que as tinha recebido de uma fonte 

que não poderia aparecer. Não precisava coonestar a farsa armada pelo delegado.” (fl. 

425). São suas ainda as seguintes palavras: “Como avalio os procedimentos do jornal? 

Primeiro, ele agiu certo ao publicar as fotos. Elas têm indiscutível interesse público. O 

jornal também acertou ao preservar o nome do delegado que passou as fotos e que pediu 

para não ser identificado. A garantia constitucional de preservação da fonte é um dos 

pilares da imprensa e da democracia. Mas o jornal errou, na minha opinião, ao endossar 

a história inventada pelo delegado de que o CD tinha sido furtado.” (fl. 425). O juízo 

crítico feito pelos réus encontrou eco na própria “Folha”, ainda que em tom menos 

descortês. 



PODER JUDICIÁRIO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Apelação nº 9132240-82.2009.8.26.0000 - São Paulo - VOTO Nº 18062

Cumpre deixar claro que a reflexão crítica sobre os contornos da 

responsabilidade jornalística e a interferência da mídia na política estendeu-se a vários 

veículos de comunicação (“Jornal Nacional”, “O Globo”,“Veja”, “Carta Capital”, entre 

outros) e a outros jornalistas além da autora, sem que tenha havido reprimendas à pessoa 

deste ou daquele repórter. O que aconteceu foi que o jornalismo voltou a lupa a si 

próprio e fez um balanço de sua atividade recente em textos de cunho metalingüístico.

Em suma, os réus exprobraram a autora (e outros jornalistas) não 

por ser quem é, mas por ter conduzido a cobertura do episódio da forma como o fez. 

Eles não lançaram campanha difamatória pessoal: lançaram debate sobre a 

responsabilidade da imprensa e a conduta profissional daqueles que a compõe, tendo 

agido nos limites do exercício regular da liberdade de opinião e manifestação do 

pensamento.

3. Ante o exposto, nega-se provimento ao recurso.para se manter 

a sentença primorosamente lavrada pela meritíssima juíza Valéria Longobardi 

Maldonado.

JOÃO CARLOS GARCIA
RELATOR


		2011-03-02T17:19:42+0000
	Not specified




