
 

AÇÃO POPULAR Nº 2009.70.00.005298-4/PR 

AUTOR : FABIO DE SOUZA CAMARGO 

ADVOGADO : JOSE RODRIGO SADE 

RÉU : ESTADO DO PARANÁ 

ADVOGADO : VINICIUS KLEIN 

RÉU : ROBERTO REQUIAO DE MELLO E SILVA 

ADVOGADO : ABNER PEREIRA DA SILVA 

 
: DANIEL DE OLIVEIRA GODOY JUNIOR 

 
: ANA PAULA ZANATTA 

 
: LEONIDAS FERREIRA CHAVES FILHO 

 
: OSMAR ALFREDO KOHLER 

RÉU : VERA MARIA HAJ MUSSI AUGUSTO 

ADVOGADO : LUIZ DANIEL RODRIGUES HAJ MUSSI 

RÉU : RÁDIO E TELEVISÃO EDUCATIVA DO PARANÁ - TVE 

ADVOGADO : ARISTIDES RODRIGUES DO PRADO NETO 

 
: CELSO JOAO DE ASSIS KOTZIAS 

 
: MARIO JORGE SOBRINHO 

 
 

 

 
 

 
 

 

 
 

 

SENTENÇA 
 

 

 
 

 
 

 

 
 

 
 

Trata-se de ação popular na qual pretende o autor seja decretada a 

nulidade dos atos praticados pelos réus, consistentes em matérias reiteradamente 

veiculadas no canal de televisão da Rádio e Televisao Educativa do Paraná - 

RTVE, em razão da lesão ao art. 37, §1º da Constituição Federal, bem como 

sejam os requeridos condenados solidariamente à devolução dos gastos efetuados 

com a programação. 
 

Informa a inicial que a RTVE é autarquia estadual, vinculada à 

Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Paraná, que tem por objetivo a 

produção de programas educativos, culturais e artísticos. Sustenta que a 

programação, no entanto, vinha sendo desvirtuada com a divulgação de matérias 

de cunho político-partidário, de propaganda institucional e ideológica, de ataques 

a adversários políticos, bem como de promoção pessoal do ex-governador do 

Estado do Paraná, Roberto Requião de Mello e Silva. Invoca a ilegalidade do 

objeto e desvio de finalidade dos atos administrativos atacados, bem como o art. 

2º, 'c' e 'e' da Lei 4.717/65. Alega a lesão ao princípio da legalidade, da 

impessoalidade e da moralidade pública, tendo em vista que recursos públicos 

estariam sendo aplicados em proveito pessoal do ex-Governador. 
 

Junta com a inicial trechos degravados da programação, bem como 

fitas de vídeo contendo o material que impugna. Requer, ao final, a concessão de 

tutela antecipada para determinar aos réus que se abstenham de veicular qualquer 



matéria que trate de assunto político-partidário, institucional, ideológico, de 

ataques ou críticas a adversários políticos e que configurem promoção pessoal 

mediante a exposição de imagem do ex-Governador e de seus auxiliares e 

protegidos, sob pena de aplicação de multa diária e retirada do canal do ar. 
 

A ação foi inicialmente proposta no Juízo da 3a. Vara da Fazenda 

Pública de Curitiba. 
 

O Ministério Público Estadual manifestou-se às fls. 266/271 pela 

concessão do pedido liminar. 
 

O pedido liminar foi concedido às fls. 273/274 para o fim de 

suspender a publicidade divulgada por meio da RTVE, que vise a promoção 

pessoal do ex-Governador e de servidores, bem como aquela que trate de 

assuntos político-partidários e críticas a adversários políticos. 
 

Às fls. 283/306 cópia de agravo de instrumento movido pelo Estado 

do Paraná. 
 

O Estado do Paraná apresentou contestação às fls. 302/332. Invoca 

a ilegitimidade ativa ao argumento de que a real pretensão na propositura da ação 

é de cunho individualista, e não visa a proteção do patrimônio público. Sustenta a 

impossibilidade jurídica do pedido e a falta de interesse de agir, tendo em vista a 

ausência de danos ao patrimônio público nas condutas impugnadas. No mérito, 

faz uma análise das matérias trazidas com a inicial e afirma que houve por parte 

do autor o desvirtuamento das notícias. A contestação faz nova leitura das 

matérias, interpretando-as para sustentar: a) a ausência de promoção pessoal, ao 

argumento de que houve apenas informação sobre programas do governo, sem 

autoenaltecimento da pessoa do ex-Governador; b) que a propaganda 

institucional é direito dos cidadãos e dever dos governantes, estando proibida 

apenas a autopromoção, o que não teria ocorrido nas matérias expostas; c) a 

ausência de excesso de exposição, ao argumento de que há exagero da inicial ao 

pretender proibir a aparição do ex-Governador, inclusive em eventos de interesse 

público; d) ausência de ataques a adversários políticos, afirmando que nas 

matérias trazidas aos autos não é possível sequer identificar quem seria o suposto 

adversário do ex-Governador; e) que a inicial equivoca-se em pretender proibir a 

chamada propaganda ideológica, afirmando que a programação deve ter conteúdo 

cívico de fomento da manifestação do pensamento crítico e política responsável, 

inclusive mediante o debate de questões polêmicas. Invoca o art. 1º do Decreto 

4799/03 e art. 3º do Decreto 1422/91. Sustenta que, segundo o princípio da 

legalidade, não há proibição de divulgação a qualquer título de imagem, símbolo 

e nome de autoridades, mas apenas daquelas que configurem autoelogio e 

autoenaltecimento puro e simples, o que não teria ocorrido no caso em apreço. 
 

Às fls. 334/351 comunicação da decisão de indeferimento do 

pedido de suspensão liminar. 
 



Às fls. 362/383 contestação do réu Roberto Requião de Mello e 

Silva. Afirma que em virtude da nova política governamental instituída a partir 

de 2003 houve um incremento da programação produzida pela RTVE, com a 

transmissão da programação para todo o Brasil e América Latina, com a 

utilização de novos equipamentos e com o aumento do tempo de programação 

diária produzida pela própria RTVE e não apenas reprodução da TV Cultura de 

São Paulo. Preliminarmente invoca a conexão da ação com a ação popular n. 

25.487 que tramita na 3a. Vara da Fazenda Pública. No mérito, sustenta a 

ausência de lesividade ao patrimônio público, tendo em vista a ausência de 

oneração do erário público, ausência de lesão à moralidade e o não cabimento da 

devolução dos valores gastos. Sustenta, ainda, a proteção constitucional da 

liberdade de expressão política. 
 

A ré Vera Maria Haj Mussi Augusto apresentou contestação às fls. 

390/394. Sustenta ser parte ilegítima para responder à demanda, invocando a 

autonomia administrativa e financeira da RTVE, que se configura como 

autarquia estadual. No mérito invoca a ausência de ilegalidade. 
 

Manifestação do Ministério Público Estadual às fls. 403/404 a 

respeito das preliminares. 
 

Impugnação às contestações às fls. 430/437. 
 

A RTVE apresentou contestação às fls. 447/466. Invoca a 

ilegitimidade ativa, ao argumento de que o interesse da ação é de cunho 

individual e de oposição político-partidária. Sustenta a falta de interesse de agir 

por ausência de lesão ao patrimônio público. No mérito, discorre sobre a 

evolução da RTVE, bem como alega ausência de lesão aos princípios da 

legalidade e moralidade. Sustenta que os programas impugnados na inicial têm 

por escopo informar a população a respeito dos programas do governo. 
 

Nova manifestação do autor às fls. 480/486 e parecer do Ministério 

Público Estadual sobre as preliminares às fls. 488/489. 
 

A decisão de fls. 491/492 afastou as preliminares de ilegitimidade 

ativa e falta de interesse de agir. 
 

Intimados, o Estado do Paraná informou desinteresse na produção 

de provas (fls. 495), Vera Haj Mussi apresentou agravo retido da decisão que foi 

omissa quanto ao seu pedido de ilegitimidade passiva e requereu a produção de 

prova testemunhal. Roberto Requião pugnou pela prova oral e o autor formulou 

pedido de prova oral e perícia técnica para degravação e análise da programação 

da RTVE juntada aos autos. 
 

A decisão de fls. 508 afastou a preliminar de ilegitimidade passiva 

formulada por Vera Haj Mussi e determinou a requisição de fitas com a 

programação da RTVE. 



 

Apresentação de material pela RTVE às fls. 519/525, bem como 

esclarecimentos sobre a ausência de parte do material solicitado pelo juízo. 
 

Agravo retido pelo Estado do Paraná às fls. 530. 
 

Às fls. 538/546 informação do Instituto de Criminalística sobre a 

ausência de peritos para a degravação das fitas. 
 

Às fls. 550/554 manifestação do Estado do Paraná sobre a 

inviabilidade técnica de apresentação das fitas requisitadas pelo juízo. 

Manifestação do autor às fls. 557/558. 
 

Nova intimação para apresentação de fitas da programação às fls. 

583. Manifestação da RTVE sobre a inviabilidade técnica de cumprimento. 
 

Às fls. 599/560 pedido do autor para busca e apreensão das fitas. 
 

Nomeação de perito e indeferimento do pedido de busca e 

apreensão às fls. 601. Às fls. 667 a perita declina da nomeação. 
 

Pedido de aplicação de multa diária por descumprimento da liminar 

formulado pelo autor às fls. 652/653. 
 

Manifestação do Ministério Público Estadual às fls. 751/756 no 

sentido de reconhecer a competência da Justiça Federal para o julgamento do 

feito e conexão com os autos n. 2007.70.00.031462-3. 
 

Às fls. 758/759, decisão declinando a competência para julgamento 

do feito por conexão com os autos n. 2007.70.00.031462-3 em trâmite neste 

juízo. 
 

Às fls. 793/794 decisão deferindo prova oral tendo como objeto 

unicamente a participação da ré Vera Haj Mussi na definição da grade de 

programação da RTVE e indeferindo os demais pedidos de prova, facultado ao 

autor a juntada de degravação de trechos dos programas que entenda relevantes, 

excluída a participação de peritos. 
 

Audiência de instrução conjunta com os autos n. 

2007.70.00.031462-3 às fls. 819/822 e fls. 834/837. 
 

Memoriais pelas partes às fls. 839/897 e 901/912. 
 

Vieram os autos conclusos conjuntamente com os autos n. 

2007.70.00.031462-3. 
 

É o relatório. Passo a decidir. 
 



a) Das preliminares 
 

a.1) Da ilegitimidade ativa e falta de interesse de agir 
 

O Estado do Paraná e a RTVE invocam a ilegitimidade ativa do 

autor Fabio de Souza Camargo, ao argumento de que a real pretensão na 

propositura da ação é de cunho individualista e de oposição político-partidária, 

bem como sustentam a falta de interesse de agir por ausência de lesão ao 

patrimônio público. 
 

Não procedem as preliminares. 
 

O autor é parte legítima para promover a presente ação uma vez que 

possui título de eleitor e nessa condição deve ser considerado cidadão para fins 

de manejar ação popular, nos termos do art. 1º da Lei 4.717/65. Eventual 

interesse pessoal na demanda, decorrente da situação de oposição político-

partidária é questão por demais subjetiva para configurar ilegitimidade. Saliente-

se, ademais, que a divergência política é pressuposto da democracia e sustenta 

mecanismos de controle dos atos públicos. 
 

Assim, salvo nos casos de abuso de direito, posições políticas 

antagônicas não podem servir como fundamento para tolher o direito de ação. 
 

Não há que se falar ainda em falta de interesse de agir ou 

impossibilidade jurídica do pedido em razão da ausência de dano ao erário. A 

presença concreta ou não de dano ao erário é questão de mérito e não se 

confunde com as preliminares. Ressalte-se, ademais, que, se caracterizada a 

presença de atos ilegais, praticados com lesão ao princípio da moralidade e 

impessoalidade, a lesão ao patrimônio público decorre da ilegalidade e independe 

da prova de dano material ou financeiro. 
 

a.2) Da conexão 
 

O réu Roberto Requião de Mello e Silva invoca a conexão da ação 

com a ação popular n. 25.487 que tramita na 3a. Vara da Fazenda Pública. 
 

A contestação não comprova ou esclarece os motivos da conexão 

entre as ações. Há notícia nos autos (fls. 434) de que a ação n. 25.487 que tramita 

na 3a. Vara da Fazenda Pública teria como objeto a contratação de funcionários 

pela RTVE sem concurso público, o que não induz conexão, face à ausência de 

correlação entre pedido e causa de pedir. 
 

a.3) Da alegação de ilegitimidade da ré Vera Maria Haj Mussi 

Augusto 
 



A ré Vera Maria Haj Mussi Augusto sustenta ser parte ilegítima 

para responder à demanda, invocando a autonomia administrativa e financeira da 

RTVE. 
 

A preliminar procede. 
 

Na época dos fatos, a ré era Secretária de Estado da Cultura, e nessa 

condição foi acionada como requerida nos autos e lhe foi atribuída 

responsabilidade pela programação veiculada na RTVE. 
 

Ocorre, no entanto, que a RTVE é Autarquia Estadual, com 

personalidade jurídica própria, autonomia financeira e administrativa, donde a 

simples indicação da ré como Secretária da Cultura não implica na sua 

responsabilidade pela programação. Haveria responsabilidade se presentes 

provas de que de algum modo a ré efetivamente utilizasse do cargo para 

determinar a grade ou o conteúdo da programação, o que, no entanto, não ficou 

caracterizado. 
 

As testemunhas ouvidas foram unânimes em afirmar a ausência de 

interferência da ré na programação: 
 
"não há subordinação entre a RTVE e a Secretaria de Cultura; a relação é mais administrativa, 

não há interferência na programação da RTVE pela Secretaria de Cultura; não faz a escolha 

de grade da programação; desconhece quem faz a escolha da grade da programação da RTVE; 

a Secretária não tem o poder de vetar a programação; a RTVE é uma autarquia que tem 

autonomia, inclusive orçamentária. Sem perguntas pelos procuradores dos réus. Às perguntas 

do procurador do autor respondeu: contratos acima de R$25.000,00 são encaminhados ao 

Governador pela Secretária de Cultura relativos a prestação de serviços, aquisição de 

material, em razão de decreto estadual (897/2007), mas nesses casos, a Secretária não faz juízo 

de valor, apenas toma ciência e encaminha; a Secretária de Cultura não aprecia processos 

administrativos disciplinares de servidores da RTVE; a testemunha repetiu que a RTVE é 

autarquia e que não existe subordinação entre ela e a Secretaria de Cultura;" (fls. 819) 

 
"a RTVE está subordinada administrativamente à Secretária de Cultura, Sra. Vera Maria; não 

existe interferência na programação da RTVE pela Secretária de Cultura; encaminham todos 

os procedimentos administrativos, desde a nomeação de pessoas, diretores, compras que estão 

acima do limite, locações, contratos, convênios, coisas relacionadas com a administração, são 

encaminhadas à Secretaria de Cultura para depois serem enviados ao Governador; ela faz 

parte do Conselho de Administração; não exerce poder de veto da programação da RTVE". (fls. 

821). 

 

Reconheço, portanto, a ilegitimidade passiva da ré Vera Maria Haj 

Mussi Augusto para responder a presente demanda. 
 

a.4) Da ilegitimidade passiva do Estado do Paraná 
 

Vislumbro, ainda, ilegitimidade passiva do Estado do Paraná para 

figurar no pólo passivo da demanda. 
 



É que discutem-se nos autos os atos praticados pelo réu Roberto 

Requião transmitidos pela RTVE. Neste caso, não há nenhum ato ou relação 

jurídica que justifique a presença do Estado no Paraná no pólo passivo da 

demanda. 
 

Conforme já referido, a RTVE é autarquia estadual e possuiu 

autonomia administrativa que não se confunde com o ente estadual. De outro 

lado, os atos praticados pelo ex-Governador, se praticados com desvio de 

finalidade, deverão ser atribuídos à sua pessoa e não ao Estado do Paraná. Vale 

dizer, o ex-Governador utilizou da autarquia estadual para a prática dos atos 

impugnados e não de eventuais recursos do Estado do Paraná. 
 

Reconheço, portanto, a ilegitimidade passiva do Estado do Paraná. 
 

b) Do mérito 
 

No que diz respeito ao mérito, passo a proferir decisão conjunta nas 

duas ações conexas, autos 2007.70.00.031462-3 e 2009.70.00.005298-4 (esta 

oriunda da justiça estadual, autos n. 25474/2004). 
 

O autor da ação popular Fabio de Souza Camargo pretende a 

decretação de nulidade dos atos praticados com ilegalidade de objeto e desvio de 

finalidade, consistentes nas manifestações do réu Roberto Requião de Mello e 

Silva transmitidas pela RTVE, que constituam promoção pessoal, ataques ou 

críticas a adversários políticos, bem como matérias que tratem de assuntos 

político-partidários, institucionais ou ideológicos. Pretende ainda a condenação 

do réu Roberto Requião de Mello e Silva, bem como do Estado do Paraná, e da 

RTVE à devolução dos gastos efetuados irregularmente. 
 

O Ministério Público Federal, por sua vez, pretende a confirmação 

da liminar requerida, qual seja, ordem para que o réu se abstenha de utilizar 

indevidamente a RTVE, em qualquer programa, comercial ou propaganda, em 

especial no programa 'Escola de Governo' para praticar atos que configurem 

promoção pessoal, ofensa à imprensa, à instituições e adversários políticos. 

Pretende ainda a condenação do réu Roberto Requião de Mello e Silva ao 

ressarcimento ao erário do montante indevidamente gasto diante do uso ilegal da 

RTVE. Por fim, requer a perda do cargo público de Marcos Antonio Batista. 
 

Sustentam, para tanto, a lesão aos princípios constitucionais da 

moralidade e da impessoalidade, bem como violação ao art. 37, §1º da 

Constituição Federal. 
 

A questão posta nos presentes autos traz à baila o conflito entre o 

direito constitucional de manifestação do pensamento e do direito à informação 

livre de censura ou licença, previstos nos art. 5º, IV, IX, XIV, art. 220 e art. 221 

da Constituição Federal, em face dos princípios da moralidade e impessoalidade 



administrativas, bem como a norma constitucional que veda a promoção pessoal 

em publicidade dos órgãos públicos (art. 37/CF, §1º). 
 

Em razão do princípio da unidade da Constituição, ambos os 

interesses, embora aparentemente contraditórios, devem ser interpretados e 

concretizados de modo a permitir sua convivência harmônica em um mesmo 

espaço (no caso, o espaço da TV Educativa), sem que nenhum deles reste 

totalmente suprimido em razão do exercício do outro direito. Na ausência de 

texto legal expresso, genérico e que determine concretamente os contornos de 

cada direito, a tarefa posta nos autos de harmonização de tais interesses é 

complexa, e depende da análise das circunstâncias do caso concreto, tais 

como: natureza da informação veiculada, tempo e modo de exposição, natureza 

do cargo ocupado pelo governante, e interesse público na notícia. 
 

Passo, portanto, a fazer uma análise de tais circunstâncias, com o 

intuito final de harmonizar, por ora, os interesses em aparente conflito. 
 

a) Das manifestações do Governador: ofensas à imprensa, aos seus 

adversários políticos e instituições em geral 
 

Da inicial e do cotidiano dos jornais, é fato que o ex-Governador do 

Estado do Paraná desfilava inúmeras e reiteradas críticas à imprensa paranaense, 

às instituições públicas, em especial ao Ministério Público Estadual (e a alguns 

de seus integrantes), e inclusive à própria Justiça Federal em razão de decisões 

proferidas nesta alçada contrárias aos interesses do Estado do Paraná, assim 

como aos seus adversários políticos. 
 

O fez, ademais, de modo contundente e incisivo. Não raro fez 

críticas ácidas, utilizou vocabulário pouco formal, e lançou mão de metáforas. 
 

Tal comportamento, no entanto, embora pouco ortodoxo, não pode 

ser, em princípio, reprimido pelo Estado, uma vez que está protegido 

constitucionalmente. 
 

A Constituição Federal, no seu art. 5º, incisos IV, IX, XIV, garante 

os direitos fundamentais: à livre manifestação do pensamento (IV), à livre 

expressão da atividade intelectual e comunicação independentemente de censura 

ou licença (IX), e de acesso à informação (XIV). Assim, o réu Roberto Requião 

está livre para manifestar as críticas, bem educadas ou não, a respeito da 

imprensa, das instituições públicas, e de seus adversários políticos. 
 

Impedir o réu de fazê-lo configura censura, o que é vedado 

constitucionalmente. A circunstância de serem as críticas categóricas, é da pessoa 

do réu Roberto Requião, e juntamente com ele, foram chanceladas pelos 

paranaenses quando o elegeram. Eventuais danos sofridos pelos ofendidos devem 

ser objeto de ação de ressarcimento, ou pedido de direito de resposta. 
 



Ressalte-se que as críticas, em princípio, foram elaboradas dentro 

da esfera política em que se inseriam tanto o autor da crítica (Governador de 

Estado), quanto os ofendidos, que foram citados em razão do cargo político e 

público que ocupam. São opiniões políticas, portanto, próprias do exercício do 

regime democrático. As opiniões não foram lançadas na esfera privada dos 

ofendidos, o que poderia demandar a aplicação dos princípios de proteção à 

honra e à vida privada, princípios que apresentam limites mais fechados ao 

exercício da manifestação do pensamento e da liberdade de expressão e 

informação. 
 

Em razão do exposto, a respeito do aparente conflito com outros 

princípios constitucionais, entendo que a manifestação do pensamento, porque é 

livre de qualquer condicionamento, por si só, e em princípio, não configura lesão 

à moralidade ou impessoalidade administrativas. 
 

b) Da manifestação do pensamento através da TV Educativa. 
 

Fixada tal premissa, cabe perquirir se as ofensas à imprensa, aos 

adversários políticos do réu e a instituições, podem ser feitas através da TV 

Educativa, e, em sendo positiva a conclusão, se o exercício de tal direito é 

ilimitado. 
 

A ressalva a respeito do mecanismo (rede pública de televisão) 

através do qual a manifestação do pensamento é divulgada é pertinente dada a 

peculiaridade de que: a) se trata de uma rede de comunicação pública, o que lhe 

impõe o cumprimento dos princípios da administração pública, entre eles o da 

moralidade e o da impessoalidade e b) a emissora está, em última análise, sob 

o comando do Governador do Estado, donde necessário o devido controle sobre 

eventual desvio de finalidade, ou seja, utilização de bem ou direito público em 

proveito próprio. 
 

Assim, considerando a premissa inicial fixada, no sentido de que a 

regra é a liberdade de manifestação do pensamento, a resposta à primeira 

pergunta (se as ofensas podem ser feitas na TV Educativa) é, em princípio, 

sim. O réu Roberto Requião podia, em princípio, manifestar sua opinião e crítica 

através de rede pública de televisão e rádio. 
 

Para assim concluir ressalto que, na condição de ex-Governador do 

Estado, o réu Roberto Requião era notícia. Enquanto agente político, chefe do 

Poder Executivo do Estado do Paraná, seus atos, palavras e decisões eram de 

interesse público. Não é por outra razão que o réu era mencionado todos os dias 

na imprensa estadual. Neste caso, inviável pretender que deixasse ele de 

aparecer, manifestar opinião, dar informações a respeito de seu governo, seja em 

rede privada ou pública de televisão. Inviável pretender, portanto, que ele 

deixasse de ser mencionado na TV Educativa. Impedi-lo de manifestar sua 

opinião em qualquer rede de TV, rádio ou imprensa escrita, seria ofender o art. 

220 da Constituição Federal, in verbis: 



 
"Art. 220 - A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer 

forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta 

Constituição: 

"§1º Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de 

informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social, observado o art. 5º, IV, V, 

X, XIII e XIV. 

§2º É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística."Grifado. 

 

Fixada, assim, a segunda premissa, no sentido de que o réu pode 

manifestar seu pensamento na TV Educativa, resta responder se o exercício de tal 

direito é ilimitado. 
 

E neste caso, a resposta é não. E é aqui que os interesses antes 

mencionados apresentam o maior conflito. 
 

Em razão das circunstâncias antes mencionadas de que, em sendo 

uma rede pública de televisão, a emissora ré deve obediência aos princípios da 

administração pública, em especial o da moralidade e o da impessoalidade, e que 

não se pode admitir que o Governante utilize bem ou direito público em proveito 

próprio, sob pena de desvio de finalidade, há que haver limites ao exercício do 

direito de manifestar o pensamento na emissora em questão. 
 

Tais limites dizem com o tempo de exposição do Governante, e 

com o modo dessa exposição. Ou seja, se o governante utiliza todo o tempo da 

emissora de televisão ou rádio com a sua exposição, fica claro o desvio de 

finalidade, uma vez que estará utilizando a concessão para obter proveito próprio. 
 

Ainda, se mesmo utilizando apenas parte do tempo da emissora 

com notícias a seu respeito, o faz mediante atos de promoção pessoal, da mesma 

forma, incorre em lesão a norma constitucional expressa (art. 37, §1º). 
 

Dito isso, passo ao exame dos fatos invocados em ambas as iniciais, 

no intuito de verificar se, no caso concreto, tais limites foram violados. 
 

O autor Fabio de Souza Camargo insurge-se contra manifestações 

do réu que constituam promoção pessoal, ataques ou críticas a adversários 

políticos, bem como matérias que tratem de assuntos político-partidários, 

institucionais ou ideológicos. 
 

O Ministério Público Federal, por sua vez, impugna atos que 

configuram promoção pessoal, ofensa à imprensa, à instituições e adversários 

políticos. 
 

Tais manifestações serão analisadas a seguir de acordo com 

a natureza da manifestação, bem como o modo de sua transmissão, circunstâncias 

que, a meu juízo, interferem na decisão a ser tomada a respeito delas. 
 



b.1) Das matérias jornalísticas 
 

Na inicial da ação popular o autor juntou a transcrição de diversos 

programas veiculados pela RTVE nos quais há manifestação do ex-governador 

ou menção expressa a ele. O autor sustenta que tais programas constituem 

promoção pessoal. 
 

Entre as referidas veiculações constam transcrições do 

programa Jornal da Educativa, o qual, parecia ser transmitido diariamente. No 

referido jornal constam reportagens que trazem informações a respeito de 

programas desenvolvidos pelo governo, a respeito de matérias de interesse geral 

ou institucional. 
 

Em alguns desses programas não há menção ao ex-governador. Em 

outros o réu era mencionado, enquanto nos demais deu entrevistas. 
 

A respeito de tais programas, porque constituem matérias 

jornalísticas, que não se confundem com propagandas institucionais, e porque 

veiculam matérias de interesse geral e de cunho informativo, entendo que as 

aparições, menções ou entrevistas dadas pelo ex-governador não constituem 

lesão ao princípio da moralidade ou impessoalidade. 
 

Vale dizer, tais matérias, porque de cunho jornalístico, não se 

enquadram na vedação do art. 37, §1º da Constituição Federal que proíbe 

publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas que contenham 

nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal. 
 

b.1.1) Em primeiro lugar, necessário afirmar que a Constituição 

Federal não veda a propaganda institucional, ao contrário, prevê a sua veiculação 

como um modo de comunicação entre o poder institucional e o administrado. 
 

Eis o teor do art. 37, §1º da Constituição Federal: 
 
§1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos 

deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo 

constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou 

servidores públicos. 

 

Assim, a publicidade institucional como caráter informativo, 

educativo ou de orientação social não só é admitida, como está prevista 

constitucionalmente. O que é proibido é a promoção pessoal da autoridade, 

mediante o uso de nomes, símbolos ou imagens. 
 

Sobre a importância da veiculação de matérias de cunho 

informativo a respeito dos atos do governo, eis a lição de Adilson de Abreu 

Dallari, in: Divulgação das Atividades da Administração Pública - Publicidade 

Administrativa e Propaganda Pessoal, Revista de Direito Público, nº 98, abr/junh 

de 1991, ano 24, p. 247: 



 
Ora, para poder participar realmente dos atos de governo, o cidadão precisa ficar sabendo o 

que o governo está fazendo ou pretende fazer. Sem publicidade fica seriamente prejudicado o 

exercício da democracia participativa. 

Em resumo, os princípios fundamentais da Constituição da República Democrática e 

Federativa do Brasil indicam claramente que a Administração Pública não pode ser 

secretamente reservada, acessível apenas aos detentores do poder. 

Também não é razoável que os assuntos administrativos cheguem ou não cheguem ao 

conhecimento do povo na dependência do interesse ou da boa vontade da imprensa. 

A prática tem demonstrado que, na quase totalidade dos casos, a Administração Pública só é 

notícia em seus aspectos patológicos ou quando não funciona. 

Isto tem um terrível e grave efeito deletério: como o cidadão comum recebe apenas notícias 

negativas a respeito das instituições públicas, acaba tendendo a descrer de todo e qualquer 

governante, de seus representantes eleitos, da administração pública em geral, dos poderes 

constituídos e, por último, das instituições democráticas. 

Portanto, a pluralidade de fontes de informação sobre a atuação pública é fundamental, para 

que possa haver críticas, possibilidade de defesa e, também, oportunidade de evidenciar os 

êxitos e as conquistas da sociedade e dos governos democráticos." Grifado. 

 

No mesmo sentido a lição de Wallace Paiva Martins Jr., in: 

Publicidade Oficial: Moralidade de Impessoalidade, Revista dos Tribunais, ano 

83, jul/84, vol 705, p. 83, para quem a publicidade é também um dever da 

administração: 
 
De fato, é elementar ao sistema democrático o cidadão ter conhecimento das realizações e 

empreendimentos da administração pública porque, em última análise, é o cidadão o 

destinatário e o beneficiário de tais atos. 

Há, pois, interesse público nessa divulgação, que assume contorno ímpar, atípico e informal de 

prestação de contas da administração pública. Constituindo um direito do cidadão, é um dever 

da administração também. A idéia de Estado Democrático de Direito está intimamente 

associada à de transparência da administração, seja com relação aos seus procedimentos e 

atos externos (licitações, decretos, leis, despachos de requerimentos, etc.) cuja publicidade 

obrigatória é evidente e motivo de eficácia (v. art.112 da CE), seja com relação às suas 

realizações (obras, serviços, campanhas, etc.). Grifado. 

 

Assim, a veiculação de matérias jornalísticas que exponham os 

programas do governo são indispensáveis como mecanismo de prestação de 

contas dos atos da administração, como veículo de comunicação entre o 

governante e o governado, caracterizada como exercício da democracia 

participativa, ressalvada a promoção pessoal do governante. 
 

b.1.2) Em segundo lugar, necessário fazer distinção entre 

propaganda e matéria jornalística. Tais veículos de comunicação distinguem-se 

especialmente quanto ao modo de transmissão do objeto a ser comunicado. A 

matéria jornalística, embora não necessariamente isenta e embora possa conter 

opinião, transmite a notícia de modo objetivo, ausente de elementos elaborados 

para influir na conduta dos destinatários. A propaganda utiliza elementos de 

marketing, 'licenças poéticas', técnicas de sedução. 
 

Sobre a distinção, Raquel Cavalcanti Ramos Machado, in: 

Propaganda Governamental, Gastos Públicos e Democracia (Revista Interesse 



Público, Ano XI, 2009, nº 54, p. 136/137), cita Eugênio Bucci, in: Brasília, 19 

horas, Rio de Janeiro: Record, 2008, p. 74/79: 
 
(...) não que sejam universos perfeitamente separados, o do jornalismo e o da publicidade. Há 

uma sinuosa membrana de contado entre ambos, eles se interpenetram e se embaralham. (...) O 

que importa é que, no plano formal, a separação entre os dois universos é um ideal de 

qualidade cultivado pelo jornalismo e compartilhado pelo público. A separação entre os dois 

discursos, por mais imbricações que se fiem entre eles, corresponde a uma ampla e profunda 

expectativa de cidadania e, por isso, pode-se dizer que é uma separação legitimada pela 

prática da comunicação social. 

(...) 

Dessa distinção, o jornalismo retira sua credibilidade, sua força, seu valor de mercado e seu 

peso institucional. É da mesma distinção que a publicidade retira seu salvo-conduto para 

empregar abertamente técnicas de sedução, para buscar vínculo emocional, para realçar o 

apelo de venda. O que o primeiro ganha em fé pública, por meio de rigor, a segunda ganha em 

poder de atração, por meio de 'licenças poéticas'. Essa distinção não foi inventada por ninguém 

em especial; é produto da sabedoria democrática, nasce da experiência coletiva continuada, ao 

longo de uma história que não é tão curta assim. Ela é resultado, podemos dizer, da intuição 

comunicativa da sociedade democrática. Grifado. 

 

Hugo de Brito Machado, in: Carga Tributária e Gasto Público: 

Propaganda e Terceirização (Revista Interesse Público, Ano VIII, 2006, nº 38, p. 

182/183) também distingue essas duas técnicas de transmissão, nomeando-as de 

publicidade e propaganda: 
 
Sabido que publicidade é o gênero e propaganda é uma espécie de publicidade, podemos dizer 

que essa espécie identifica-se pela finalidade. Enquanto a publicidade tem por fim apenas 

tornar conhecido o fato divulgado, a propaganda tem por fim fazer isto com o propósito de 

influir no íntimo das pessoas às quais se dirige, não necessariamente para que comprem um 

bem ou um serviço, mas para que adotem certo comportamento. 

É publicidade, em sentido estrito, aquela que tem caráter simplesmente informativo. Aquela 

cujo objeto é apenas o de tornar público aquilo que informa. Que não põe em questão a 

finalidade para a qual se torna algo público, porque a finalidade é apenas a de tornar público, 

isto é, dar conhecimento aos interessados. 

A publicidade, em sentido amplo, inclui a propaganda. Espécie de publicidade que se 

caracteriza pela finalidade com a qual algo é tornado público. Finalidade que consiste em 

influir nas condutas de seus destinatários. 

 

Vê-se, portanto, que a Constituição Federal não veda a transmissão 

de matérias de cunho jornalístico, vale dizer, matérias que informam determinado 

fato, mesmo que acompanhadas da aparição ou manifestação do governante. Isso 

porque o que a Constituição Federal pretende evitar é a promoção pessoal, o que 

não se verifica quando a matéria tem cunho objetivo e está desprovida da 

intenção de influir na conduta dos destinatários. 
 

Assim, da apreciação das veiculações contidas no Jornal da 

Educativa que foram transcritas com a inicial da ação popular, entendo que se 

caracterizam como matérias jornalísticas, que tiveram como resultado 

a veiculação de fatos de interesse público a respeito dos atos do governo,  e que 

as aparições ou entrevistas concedidas pelo ex-governador nestes veículos de 



transmissão não podem ser consideradas como propaganda com propósito de 

promoção pessoal, exatamente por conta do critério informativo nelas contido. 
 

b.1.3) Em terceiro lugar, necessário reiterar o quanto já fora dito a 

respeito de o ex-governador ser notícia, e que enquanto agente político, chefe do 

Poder Executivo do Estado do Paraná, seus atos, palavras e decisões são de 

interesse público. Não é por outra razão que o réu era mencionado todos os dias 

na imprensa estadual. Neste caso, inviável pretender que deixasse ele de 

aparecer, manifestar opinião, dar informações a respeito de seu governo, seja em 

rede privada ou pública de televisão. 
 

Saliento, ainda, que além das matérias que integraram o Jornal da 

Educativa, há ainda outras que trazem em si esse conteúdo jornalístico e que, 

portanto, não podem ser consideradas como propaganda institucional. 
 

São aquelas que veiculam fatos objetivos, de notório interesse 

público, entre elas: a transmissão do velório do deputado Martinez (transcrição às 

fls. 86/93 dos autos da ação popular), e a homenagem à Ministra do STJ 

(transcrição às fls. 232 dos autos da ação popular). 
 

Nessa categoria incluo as transmissões de solenidades públicas ao 

vivo, que apenas transmitiram um fato público, sem a utilização de cortes, 

edições ou manipulações para favorecer ou promover o governante. São 

exemplos delas: a transmissão da cerimônia de lançamento da política estadual 

de resíduos sólidos (transcrição às fls. 165/177 dos autos da ação popular), da 

cerimônia de assinatura da lei do desarmamento (transcrição fls. 155/162), da 

cerimônia de lançamento do programa estadual da mata ciliar (transcrição de fls. 

187/192) e do portal Dia-a-Dia Educação (transcrição às fls. 194/197 dos autos 

da ação popular). 
 

Como exemplos dessas matérias de divulgação de fatos objetivos 

cito, ainda, a visita do Rei e Rainha da Noruega ao Paraná (transcrição às fls. 94 

dos autos da ação popular), a comemoração dos 150 anos de emancipação do 

Paraná (transcrição às fls. 97 dos autos da ação popular), a matéria sobre a lei do 

desarmamento (transcrição às fls. 162 dos autos da ação popular), bem como a 

visita do representante da FAO no Paraná (fls. 206 dos autos da ação popular). 

São matérias de interesse público e que não enaltecem a figura do ex-governador 

ou fazem propaganda do seu governo, apenas expõem fatos objetivos a respeito 

de acontecimentos públicos. 
 

Nessa categoria incluo, ademais, a reportagem que retransmite o 

Jornal da Cultura sobre soja transgênica (fls. 138 dos autos da ação popular) e a 

retransmissão do programa Jornal da Cultura de fls. 249 da ação popular. 
 

Por fim, o programa sobre o Museu Oscar Niemayer (fls. 203 dos 

autos da ação popular), de cunho nitidamente cultural e informativo. 
 



b.2) Das propagandas institucionais  
 

Feita a distinção entre matéria jornalística e propaganda 

institucional, vê-se que ambas as iniciais insurgem-se, ainda, em face de 

propagandas inseridas na programação da TV Educativa, realizadas pelo 

Governo do Estado. 
 

A controvérsia a ser resolvida agora não é afirmar que é proibida a 

propaganda institucional que promove o governante mediante a utilização de 

nomes, imagens ou símbolos. Essa proibição já está reconhecida, desde a 

apreciação do pedido liminar. 
 

O nó a ser desatado é definir quais as aparições ou manifestações 

do ex-governador na RVTE contidas nos autos constituem de fato propaganda 

institucional, vale dizer, que têm o objetivo de 'vender' os atos do governo, 

vinculando-os à imagem e ao nome do ex-governador e, desse modo, 

promovendo-o pessoalmente, em desrespeito ao art. 37, §1º da Constituição 

Federal, o qual repito: 
 
§1º - A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos 

deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo 

constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridade ou 

servidores públicos. 

 

Conforme já referido, a norma impõe condições positivas e 

negativas à publicidade de atos do governo. As positivas determinam que a 

propaganda deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social.A 

condição negativa é no sentido de impedir a utilização de nomes, símbolos ou 

imagens. 
 

Nesta categoria de publicidade indevida incluo as matérias 

veiculadas no programa denominado 'Governo Hoje'. No denominado programa 

'Governo Hoje' são veiculadas matérias curtas a respeito de atos do governo, o 

que em princípio não constituiria lesão à moralidade administrativa porque 

trazem informações relevantes, não fosse a vinculação direta entre o ato do 

governo e a figura do governante, seja mediante a sua aparição enquanto a 

matéria é veiculada, seja através de uma curta manifestação do ex- Governador 

do Estado ao final de cada programa. 
 

O referido programa distingue-se das matérias jornalísticas 

transmitidas no 'Jornal da Educativa' exatamente em razão da localização 

estratégica do programa 'Governo Hoje', que não está incluído entre outras 

matérias jornalísticas, mas é transmitido mediante inserções na programação, 

cumprindo exatamente a função de propaganda, e não de notícia. 
 

Incluem-se, portanto, no conceito de propaganda institucional 

indevida, porque vinculam diretamente os feitos do Governo com a pessoa do ex-

Governador, os programas 'Governo Hoje' sobre: transgênicos (transcrição às fls. 



36/37), sobre o reforço financeiro à Sanepar (transcrição às fls. 83), assinatura do 

decreto que autoriza a transferência dos estoques de álcool para usinas do Paraná 

(transcrição às fls. 196), caminho da roça (transcrição às fls. 98), revitalização do 

cine imperial na Lapa (transcrição às fls. 99), reunião semanal do secretariado 

(transcrição às fls. 100), fábrica do agricultor (transcrição às fls. 122), 

valorização das empresas (transcrição às fls. 122), centro de triagem de Piraquara 

(transcrição às fls. 179), programa de irrigação (transcrição de fls. 181), 

construção de unidades de internações (transcrição de fls.183), visita a Foz do 

Iguaçu (transcrição de fls. 184), encontro de Requião com o Ministro dos 

Transportes (transcrição fls. 186), programa de atendimento ao menor infrator 

(transcrição de fls. 206). 
 

As transmissões nos programas 'Diário do Governo' realizadas a 

partir de 08/12/2003 são inserções que também caracterizam propaganda 

institucional indevida, assim como aquelas transmitidas nas inserções 'Governo 

Hoje'. São elas: festa no Joquey Club (fls. 231), a reforma das piscinas do 

Colégio Militar e Estadual (transcrição às fls. 232 dos autos da ação popular), 

projeto mãos limpas (transcrição de fls. 232), construção de casas para famílias 

em área de risco em Ponta Grossa (transcrição de fls. 236), obras de revitalização 

da avenida atlântica em Guaratuba (transcrição de fls. 246). 
 

Constituem ainda propaganda institucional indevida, os programas 

sobre o Siate (transcrição às fls. 84), sobre o programa Luz Fraterna (fls.34 e 98 e 

134 dos autos da ação popular), sobre o programa Paranavegar (fls. 154/155) e 

sobre tarifa social de água (transcrição de fls. 243 e 246). Ainda, os programas 

inclusão social no Paraná (transcrição às fls. 134/135, 144, 236, 247, 249, 252). 
 

Embora nos referidos programas constem informações relevantes à 

população a respeito do funcionamento das iniciativas governamentais, o fato é 

que tais informações vêm diretamente atreladas à figura ou ao pronunciamento 

do ex-Governador, constituindo ato de promoção pessoal. Nestes casos o 

governante aufere pessoalmente os dividendos dos programas do governo, o que 

a Constituição Federal visa impedir. 
 

Repito, ainda, que tais transmissões não se confundem com 

matérias jornalísticas, mas caracterizam-se primordialmente como publicidade ou 

propaganda. 
 

Caracteriza ainda propaganda institucional indevida a manifestação 

do ex-Governador nos programas 'Opinião do Governador' e 'Flash Educativa' 

sobre a diminuição das tarifas do pedágio (fls. 203 dos autos da ação popular) e 

no pronunciamento de fls. 229 e 248 também sobre a tarifa de pedágio e de fls. 

228 e 244 sobre os bingos. Não são indevidas porque o réu Roberto Requião 

tenha se manifestado contrariamente à tarifa de pedágio e aos bingos. São 

indevidas face o modo pelo qual o réu transmitiu a sua opinião. A transmissão 

não ocorreu em evento público ou de cunho jornalístico. 
 



Tais matérias constituem uma inserção na programação, uma 

propaganda criada especificamente com o propósito de transmitir as críticas do 

ex- Governador às tarifas de pedágio/bingos e o pedido de apoio da população. 

Transmitem-se, ainda, mediante pronunciamento do ex-Governador os atos 

adotados pelo Governo. Neste caso há evidente vinculação indevida entre a 

figura do Governador e a política adotada pelo Governo. Vale dizer, é programa 

elaborado, criado, com o propósito de transmitir uma política do Governo, que, 

no entanto, gera dividendos políticos ao governante, uma vez que foi veiculada a 

sua imagem e o seu pronunciamento. 
 

No mesmo sentido são os pronunciamentos do ex-Governador 

sobre a usina de gás de Araucária (transcrição de fls. 243) e sobre a política 

adotada a respeito da soja transgênica (transcrição de fls. 245). 
 

Mais evidente a caracterização de propaganda institucional 

indevida é o programa 'Pra seu Governo' transmitido no dia 15/12/03 transcrito às 

fls. 239 dos autos da ação popular. Neste caso, embora o programa tenha sido 

transmitido como um programa de entrevista, fica nítido o caráter de promoção 

pessoal do ex-Governador. É um programa especialmente formulado para 

ressaltar as obras e políticas adotadas, não pelo Governo, mas pelo seu ex-

Governador. 
 

Evidenciam esse caráter de promoção pessoal as seguintes 

declarações transmitidas, entre outras: 
 
"Amigos da Paraná Educativa, estamos nos aproximando do final do primeiro ano de governo 

da administração Roberto Requião. Ao longo desses 12 (doze) meses foram contabilizadas 

muitas ações que atenderam ao cumprimento de compromissos de campanha. 

(...) 

Secretário (...), ao assumir a administração pública paranaense, qual a primeira preocupação 

do governo Requião? 

(...) 

O governo Requião tem uma, uma visão muito clara de apoiamento a pequena e média 

empresa, de apoiamento à agricultura, de apoiamento à educação, de apoiamento ao Paraná. 

(...) 

É, eu daria o exemplo, do leite pras crianças. É um programa que não tinha possibilidade no 

início do governo de ser aplicado  porque nunca foi a preocupação do governo anterior é, esta, 

esta preocupação do social. 

(...) 

O planejamento das ações iniciais aqui no governo preconizou então, o atendimento às 

necessidades sociais? 

(...) 

Eu acho que não existe razão nenhuma de existir governo se não for voltado para ações sociais 

(...)Eu acho que sim, mas desde que isso não deixe de lado a preocupação do governo com a 

obra maior, que é o ser humano, que é o cidadão excluído do processo de consumo e de 

trabalho que tem caracterizado o governo Roberto Requião." 

 

Na mesma linha o programa 'Pra seu Governo' de fls. 253/262 da 

ação popular. Neste caso, o seguinte trecho evidencia o caráter de promoção 

pessoal em favor do ex- Governador: 



 
"Bom Jorge eu gostaria de agradecer a atenção, acho que esse momento é um momento 

precioso porque nós conseguimos, espero, que nós tenhamos conseguido passar um pouco para 

o telespectador das ações do Governo. A grande imprensa fica aí com uma porção conversa 

fiada em relação ao governo Requião. O Requião está fazendo bastante coisa, está zelando 

pelos interesses públicos do Paraná, está zelando pelo povo do Paraná, está zelando por todo 

mundo." 

 

Além das propagandas acima referidas, todas invocadas na inicial 

da ação popular  2009.70.00.005298-4, há ainda publicidade ilegal na inicial da 

ação civil pública 2007.70.00.031462-3. 
 

Eis as transcrições das propagandas institucionais trazidas com a 

inicial da ação civil pública: 
 
"Todo mundo está vendo a luta do Governo do Paraná contra a mídia comercial. Jornais, 

televisões, revistas e rádios, que regulam sua opinião conforme o dinheiro que recebem do 

Governo. (...)Agora, tudo mudou. O Governo decidiu cortar o dinheiro da propaganda, 

resultado: o Governo do Paraná está sofrendo toda sorte de ataques dos jornais, das televisões, 

das rádios e das revistas (...) Nisso tudo, como é que fica o leitor que tinha sua opinião 

orientada pelos elogios rasgados ao Governo e hoje só lê críticas e mais críticas." 

"Por que a Gazeta do Povo e a Rede Paranaense do Comunicação falam tão mal do Governo 

do Paraná? Veja isto: o Governador anterior gastou 214 milhões e 500 mil reais em 

propaganda, só na Gazeta do Povo e na Rede Paranaense de Comunicação. Com os 214 

milhões que o Governador anterior gastou só com a Gazeta do Povo e da Rede Paranaense de 

Comunicação, dava para construir 214 novas escolas; dava para construir 18 mil casas 

populares; dava para comprar 10 mil carros gol para a polícia. Mas agora a gazeta do Povo e 

a Rede Paranaense de Comunicação não estão recebendo nada do Governo. Será que é por 

causa disso que eles não enxergam nada de bom no Paraná e só falam mal do Governo?" 

 

Conforme já reconhecido pelo juízo quando da apreciação do 

pedido liminar, do cotejo entre as transcrições de propagandas trazidas na 

referida ação e a norma do art. 37, §1º da Constituição Federal, vê-se que, de 

fato, os princípios constitucionais protegidos pelo texto constitucional não foram 

respeitados. 
 

Em primeiro lugar, porque a propaganda citada, segundo a inicial, 

tem como pano de fundo imagens do réu Roberto Requião. Neste caso, evidente 

o desrespeito à norma constitucional que impede a utilização de nomes, símbolos 

ou imagens do agente público. 
 

Em segundo lugar, porque o comercial não é meramente 

informativo ou educativo, pois contém opinião e crítica. E a propaganda 

institucional não pode conter opinião e crítica. A propaganda institucional, 

exatamente porque custeada pelo erário público (seja mediante o pagamento da 

inserção em rede privada, ou a inserção sem custo na rede pública), não pode 

veicular informação que não seja oficial, institucional do Governo. E a crítica ou 

opinião nunca é do Governo, mas de seu Governante. Ou seja, se a propaganda 

institucional contém crítica ou opinião (o que é diverso da informação), veicula o 

pensamento de seu Governante e não do Governo, laborando confusão entre o 



interesse do Estado e do seu Governante, que não são a mesma coisa, ressalte-se. 

Há aqui, portanto, evidente desvio de finalidade. 
 

Contém ainda opinião ou crítica a propaganda 'Os investimentos de 

pedágio no Paraná' (transcrição de fls. 233 dos autos da ação popular) que repete 

a mesma ilegalidade da propaganda acima transcrita, não se limitando a 

transmitir informações objetivas, mas crítica à política de pedágios adotada no 

Estado. 
 

É por tal razão também que entendo que à publicidade institucional 

não se aplicam os princípios da liberdade de expressão e de manifestação do 

pensamento, invocados nos tópicos acima. Em primeiro lugar, porque na 

propaganda institucional não há uma pessoa ou indivíduo que pretende se 

manifestar, mas o próprio Estado que almeja informar a respeito dos atos 

administrativos que pratica. Não há que se falar, portanto, em incidência do 

princípio fundamental da liberdade de expressão neste caso. 
 

b.3) Dos programas que tratam de posição ideológica 
 

A inicial da ação popular insurge-se ainda em face de programas 

que, segundo afirma, transmitem conteúdo de posição ideológica, usando como 

exemplos deles a transmissão de programa sobre o MST (transcrição às fls. 62/82 

dos autos da ação popular) e a transmissão de uma solenidade ao vivo sobre 

reforma agrária (transcrição às fls. 102/121 dos autos da ação popular). 
 

Não vejo ilegalidade na transmissão do programa, no caso, um 

documentário sobre o movimento dos trabalhadores sem-terra, mesmo que se 

reconheça nele um caráter ideológico. 
 

A rigor, todo documentário ou reportagem especial a respeito de 

determinado tema aborda, de um modo ou de outro, com maior ou menor ênfase, 

uma questão ideológica. Poderia ser, por exemplo, a defesa da saúde dos 

fumantes (que colocaria em xeque, mesmo que implicitamente, a indústria do 

fumo), ou a defesa da Mata Atlântica ou da Amazônia (que colocaria em xeque, 

mesmo que implicitamente, os atos que promovem o desenvolvimento e 

apresentam riscos ao meio ambiente), ou a proibição da venda de produtos com 

Bisfenol-A (que recentemente levou a ANVISA a regulamentar a venda de 

mamadeiras com tal substância). 
 

O mesmo raciocínio se aplica às reportagens sobre a soja 

transgênica. Assim, a apresentação de documentário não pode ser considerada 

como promoção pessoal do governante apenas em razão do caráter polêmico da 

causa que o movimento dos sem-terra promove. O autor da ação popular pode 

não concordar com os fundamentos do movimento e pode ter razões fortes para 

criticá-lo, mas não pode impedir a transmissão de documentário a esse respeito. 

O motivo já foi referido: a proteção à liberdade de imprensa e de 

manifestação do pensamento. A defesa da liberdade de imprensa objetiva garantir 



o pluralismo de idéias, o qual é corolário da democracia. E a transmissão de 

documentário polêmico é pressuposto desse pluralismo. 
 

Não vejo, portanto, ilegalidade nas referidas transmissões. 
 

b.4) Dos programas político-partidários 
 

O mesmo raciocínio, no entanto, não pode ser aplicado aos 

programas veiculados pela RTVE que contenham informações sobre partidos 

políticos, em especial, se for sobre o partido político do governante (transcrição 

às fls. 133/134, 136/137, 182 da ação popular). Do mesmo modo a manifestação 

do ex-Governador em favor de uma das chapas que concorreram à diretoria da 

Associação dos Delegados do Paraná. 
 

Obviamente, a Rádio e Televisão Educativa, porque autarquia 

estadual, não pode valer-se dos recursos públicos necessários à sua manutenção 

para defender interesses privados, o que acaba por ocorrer quando transmite 

propaganda em favor de partidos políticos ou de chapa que concorre à eleição de 

diretoria associativa. 
 

Nestes dois casos não há defesa dos interesses do Estado, mas de 

interesses nitidamente particulares. 
 

b.5) Das manifestações no Programa 'Escola de Governo' 
 

O Ministério Público Federal na ação civil pública n. 

2009.70.00.005298-4 insurge-se em face das constantes aparições do réu Roberto 

Requião na TV Educativa, durante a transmissão do programa "Escola de 

Governo'. 
 

Conforme já decidido quando da apreciação do pedido de tutela 

antecipada, sobre as ofensas à imprensa, aos seus adversários políticos e 

instituições, já se disse que o réu não poderia ser impedido previamente de fazê-

lo, mas apenas responde por eventuais danos morais, e a emissora deve, se 

requisitada, conceder direito de resposta. Assim, nenhuma ressalva quanto a 

realizar críticas no referido programa. 
 

Não vejo, ainda, que o tempo utilizado pela emissora para 

transmissão do programa 'Escola de Governo' seja excessivo a ponto de 

configurar proveito próprio ou desvio de finalidade. Segundo a inicial, o referido 

programa é transmitido ao vivo nas terças-feiras e reprisado à noite, 

correspondendo a aproximadamente 10 horas semanais de transmissão. 
 

Ressalto, ainda, que a reunião realizada entre o Governador e os 

Secretários de Estado e outras autoridades ou convidados, denominada 'Escola de 

Governo', se caracteriza como um fato administrativo. É realizada no exercício 



da atividade política em que tais agentes estão inseridos. Desperta, portanto, 

interesse público, o que afasta alegação de desvio de finalidade. 
 

Não vejo motivos, ademais, para alterar o posicionamento adotado 

quando da prolação da decisão em tutela antecipada. 
 

c) Dos pedidos específicos da ação popular n. 2009.70.00.005298-4 
 

Elencados nos itens supra os fundamentos das decisões válidos para 

ambas as ações, passo a apreciar os pedidos específicos destes autos: 
 

c.1) Da confirmação do pedido liminar 
 

Um dos pedidos finais formulados na presente ação popular 

constitui a confirmação do pedido apreciado em tutela antecipada, qual seja, o 

deferimento da proibição da utilização pelos requeridos do canal de televisão da 

TVE para a publicação de matérias que tratem de assuntos político-partidários, 

institucionais e ideológicos, de ataques ou críticas a adversários políticos, e que 

configurem promoção pessoal mediante a exposição da imagem do Governador e 

de seus auxiliares e/ou protegidos. 
 

A respeito do pedido de tutela antecipada, cuja confirmação o autor 

pretende obter na fase de sentença, entendo que deixando o réu Roberto Requião 

de exercer o cargo de Governador do Estado, encontrando-se no exercício do 

cargo de Senador, ocorreu a perda do objeto em relação a tal pedido. 
 

É que, não estando mais o réu Roberto Requião no exercício da 

função de influenciar ou determinar a programação da RTVE, não há mais 

motivos para que se lhe imponha a abstenção. 
 

Reconheço, portanto, a perda do objeto em relação a tais pedidos. 
 

c.2) Do pedido formulado em face de Vera Maria Haj Mussi 

Augusto 
 

Conforme já exposto no item a.3 acima, reconheço a ilegitimidade 

passiva da ré Vera Maria Haj Mussi Augusto para responder à demanda. 
 

c.3) Da nulidade dos atos e do ressarcimento ao erário público 
 

O autor requer, ainda, o reconhecimento da nulidade dos atos 

praticados com lesão ao princípio da moralidade e desvio de finalidade, bem 

como o ressarcimento ao erário público do montante gasto com a publicação das 

matérias indevidas pelo réu Roberto Requião. 
 

Neste aspecto, considerando o reconhecimento da publicação de 

matérias pela RTVE em desrespeito ao art. 37, §1º da Constituição Federal e aos 



princípios da moralidade administrativa, aplicável ao caso o reconhecimento da 

nulidade dos referidos atos, bem como a condenação do réu Roberto Requião ao 

ressarcimento ao erário dos valores despendidos na sua veiculação, os quais 

deverão ser mensurados por ocasião da liquidação de sentença. 
 

Eis as matérias consideradas ofensivas aos princípios 

constitucionais invocadas na ação popular (itens 1 a 7) e na ação civil pública 

(item 8): 
 

1) os programas 'Governo Hoje' sobre: transgênicos (transcrição às 

fls. 36/37), sobre o reforço financeiro à Sanepar (transcrição às fls. 83), 

assinatura do decreto que autoriza a transferência dos estoques de álcool para 

usinas do Paraná (transcrição às fls. 196), caminho da roça (transcrição às fls. 

98); revitalização do cine imperial na Lapa (transcrição às fls. 99), reunião 

semanal do secretariado (transcrição às fls. 100), fábrica do agricultor 

(transcrição às fls. 122), valorização das empresas (transcrição às fls. 122), centro 

de triagem de Piraquara (transcrição às fls. 179), programa de irrigação 

(transcrição de fls. 181), construção de unidades de internações (transcrição de 

fls.183), visita a Foz do Iguaçu (transcrição de fls. 184), encontro de Requião 

com o Ministro dos Transportes (transcrição fls. 186), programa de atendimento 

ao menor infrator (transcrição de fls. 206). 
 

2) os programas 'Diário do Governo': festa no Joquey Club (fls. 

231), a reforma das piscinas do Colégio Militar e Estadual (transcrição às fls. 232 

dos autos da ação popular), projeto mãos limpas (transcrição de fls. 232), 

construção de casas para famílias em área de risco em Ponta Grossa (transcrição 

de fls. 236), obras de revitalização da avenida atlântica em Guaratuba 

(transcrição de fls. 246). 
 

3) os programas sobre o Siate (transcrição às fls. 84), sobre o 

programa Luz Fraterna (fls.34 e 98 e 134 dos autos da ação popular), sobre o 

programa Paranavegar (fls. 154/155), sobre tarifa social de água (transcrição de 

fls. 243 e 246) e os programas inclusão social no Paraná (transcrição às fls. 

134/135, 144, 236, 247, 249, 252). 
 

4) os programas 'Opinião do Governador' e 'Flash Educativa' sobre 

a diminuição das tarifas do pedágio (fls. 203 dos autos da ação popular) e no 

pronunciamento de fls. 229 e 248 também sobre a tarifa de pedágio e de fls. 228 

e 244 sobre os bingos. 
 

5) o pronunciamento do ex-Governador sobre a usina de gás de 

Araucária (transcrição de fls. 243) e sobre a política adotada a respeito da soja 

transgênica (transcrição de fls. 245). 
 

6) o programa 'Pra seu Governo' transmitido no dia 15/12/03 

transcrito às fls. 239 dos autos da ação popular o programa 'Pra seu Governo' de 

fls. 253/262 da ação popular. 



 

7) a propaganda 'Os investimentos de pedágio no Paraná' 

(transcrição de fls. 233 dos autos da ação popular). 
 

8) programas sobre partidos políticos (transcrição às fls. 133/134, 

136/137, 182 da ação popular) e em favor de uma das chapas que concorreram à 

diretoria da Associação dos Delegados do Paraná. 
 

9) as propagandas institucionais trazidas com a inicial da ação civil 

pública (fls. 14 e 15 da ACP). 
 

Deixo de condenar a RTVE ao ressarcimento pretendido porque, no 

caso do pedido de devolução dos valores despendidos com a programação, o 

entes público configura-se como vítima da prática de ato ilegal pelo agente 

público, não cabendo a sua dupla oneração. 
 

d) Dispositivo 
 

Ante o exposto, julgo parcialmente procedente o pedido inicial 

formulado nesta ação popular para: 
 

d.1) Reconhecer a perda do objeto do pedido 'c.1', qual seja, a 

confirmação do pedido liminar formulado nesta ação popular e 

conseqüentemente a ausência do interesse de agir superveniente em relação a ele, 

extinguindo o processo com fundamento no art. 267, VI do Código de Processo 

Civil. 
 

d.2) Reconhecer a ilegitimidade passiva dos réus Vera Maria Haj 

Mussi Augusto e Estado do Paraná para responder à demanda, extinguindo o 

processo em relação a eles com fundamento no art. 267, VI do Código de 

Processo Civil. 
 

d.3) Condenar o réu Roberto Requião ao ressarcimento à RTVE dos 

valores gastos com a elaboração e transmissão dos programas contidos no item 

'c.3' acima, montante a ser definido em liquidação de sentença. 
 

Condeno o réu Roberto Requião em honorários advocatícios os 

quais arbitro em 5% do valor da condenação, devidos nesta ação popular. 
 

Publique-se. Registre-se. Intimem-se. 

 
 

Curitiba, 25 de janeiro de 2012. 
 
 

 

 
 

 
 

 

 
 

 
 

 
 

 

 
 

 
 

 
 

 

 

Tani Maria Wurster 

Juíza Federal Substituta 


